Etiquetas

EU POUPO MAIS 2012. Com tecnologia do Blogger.

Mensagens populares

LinkWithin

Pesquise

Follow on Bloglovin

sexta-feira, 1 de março de 2013

Quais as causas da queda do cabelo - Verdades e Mitos

A queda de cabelo chega muitas vezes sem avisar, e também, não escolhe lugar para acontecer. Seja no carro, em casa ou no trabalho, poderá notar os fios espalhados. Isso é desesperante, não é verdade? Muitas vezes, o enfraquecimento capilar e a queda de cabelo pode acontecer devido a vários fatores, mas dois chamam muita atenção e, nos dias atuais, são classificados como os mais comuns.

O primeiro desses motivos é a má alimentação, principalmente a ausência da vitamina B6 e do ácido fólico. Uma dieta bem programada e rica pode fazer com que a queda de cabelo não exista, ou seja, pelo menos, amenizada. Por isso, a ajuda de uma nutricionista pode ser fundamental para que você consiga superar o problema. Outro fator que causa cada vez mais queda de cabelo é o stress do dia-a-dia. Se trabalha demais, têm várias preocupações ou não consegue se desligar da rotina está mais propensa a sofrer de queda de cabelo. Talvez, algum tipo de terapia, que apresente ações para serem colocadas em prática no dia-a-dia, seja uma ótima alternativa. Além disso, uma análise pessoal pode ser suficiente, nesses casos, a auto-crítica e o “olhar para si mesmo”, percebendo os motivos que causam tanto stress, e as soluções para evitá-los, podem ser uma ótima opção para amenizar a queda dos cabelos.

No entanto há também vários mitos sobre a queda de cabelo que muitas das vezes preocupam-nos quando não deviam. Para que não restem mais dúvidas, vamos esclarecer alguns sobre queda de cabelos.

Lavar a cabeça todos os dias apodrece a raiz dos cabelos levando à sua queda?

A lavagem diária dos cabelos não interfere nos bulbos capilares. Os fios que caem durante a lavagem cairiam de qualquer forma em outro momento, pois já estavam em fase de queda.

Lavar a cabeça com água quente faz cair os cabelos?

Não. No entanto, em pessoas que apresentam dermatite seborréica, deve-se evitar a água quente, que estimula a produção de oleosidade, podendo piorar a doença e favorecer a queda dos cabelos.

Não secar os cabelos após o banho faz cair os cabelos?

Deixar os cabelos molhados não os faz cair.

Deve-se mudar de shampoo para não habituar o cabelo?

Não. É só um mito.
Colocar anticoncepcional no shampoo faz os cabelos crescerem mais rápido?

O uso de hormonas femininas não faz os cabelos crescerem mais rápido, muito menos desta maneira, porque a absorção das mesmas, se ocorrer, será mínima.

Usar chapéus faz cair os cabelos?
O uso de chapéus não faz cair os cabelos, mas pode, em algumas pessoas que não tiram o chapéu da cabeça o dia todo, agravar doenças, como a dermatite seborréica, que pode ser um coadjuvante da queda.

Cortar o cabelo durante a menstruação, pode mudar a textura, acentuar a queda e até alterar o tipo dos fios de liso para encaracolado e vice versa?
Cortar o cabelo não interfere com o seu crescimento nem provoca a sua alteração, independente da mulher estar menstruada ou não.

Os cabelos cortados durante a época da lua cheia e quarto crescente crescem mais rápido?
Não há nenhuma comprovação científica.

Arrancar um fio de cabelo branco faz nascer mais 7?
Quando os fios de cabelo começam a ficar brancos, o processo ocorre gradativamente e outros fios vão ficar brancos também.

Perco mais cabelos se penteá-los ou escová-los?
Caem apenas os cabelos que já completaram o seu ciclo de vida. Sendo assim, não faz diferença se isso ocorre durante a escovação ou mais tarde, espontaneamente.

Usar gel causa queda de cabelo?
Usar gel não favorece a queda dos fios, mas é bom evitar dormir com gel nos cabelos, pois ficam endurecidos e podem quebrar com mais facilidade.

Alisamento e tintas podem causar queda dos fios?
As tintas e o alisamento agem nos fios e não na raiz dos cabelos, e quando usadas corretamente e com intervalos de 30 dias, não influenciam na queda. O que pode ocorrer é o enfraquecimento da haste dos cabelos, resultando fios mais fracos, ressecados, com pontas duplas e com tendência a quebra.

Secador e alisadores aumentam a queda?
Não, a queda de cabelo está relacionada a problemas no couro cabeludo. O que pode acontecer é a quebra do fio, devido à alta temperatura dos aparelhos.

O cabelo cresce mais rápido no verão?
Sim, o sol estimula a atividade de algumas hormonas, como a prolactina e a melatonina, que aceleram o crescimento dos fios.

Cabelo cai mais no inverno?
Nos meses frios os sensores de luz localizados na pele recebem menos luminosidade. Essa mudança diminui o estímulo da divisão celular, o que gera um número menor de fios e ainda enfraquece a raiz. Resultado: além dos fios caírem mais rápido, eles também nascem mais devagar. É também nessa época de mudanças climáticas que aumenta a incidência de dermatite seborréica - a caspa.

Mezinhas: Um excelente remédio caseiro para a queda de cabelo é a Babosa, planta também conhecida como Aloe vera. Para utilizar as propriedades medicinais da babosa é nessário cortar as suas folhas gordas e utilizar o gel transparente, que é na verdade sua seiva. Passe a seiva acabada de ser retirada por todo o couro cabeludo e deixe atuar por 24 horas. Não é preciso usar touca, esfregar ou aquecer, assim evita irritações da pele.

Fonte: SAPO

Sem comentários:

Siga-nos

FOLHETOS

VALES a IMPRIMIR

Seguidores

Arquivo do blogue