Etiquetas

EU POUPO MAIS 2012. Com tecnologia do Blogger.

Mensagens populares

LinkWithin

Pesquise

Follow on Bloglovin

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Como poupar 1350€ no IRS de 2012

Faltam apenas três semanas para tomar as últimas medidas com o objectivo de  conseguir baixar a sua fatura do IRS. Como? Juntando o máximo de despesas que são aceites pelo fisco e que podem ser deduzidas na declaração que entregar no próximo ano.  Mas prepare-se: este ano os montantes que poderá apresentar são bastante mais reduzidos face ao verificado em anos anteriores. No total, poderá apresentar despesas para  abater na sua fatura fiscal (entre deduções e benefícios) até a um montante de 1.350 euros. No ano passado, os valores eram bastantes superiores (cerca de 2.100 euros).

Tetos nas deduções

A partir deste ano as deduções a apresentar também têm tetos máximos. Assim, no limite, entre despesas de educação, saúde, habitação, as famílias vão poder deduzir na sua declaração despesas até aos 1.250 euros. Estes valores são, no entanto, majorados em 10% por cada dependente.

Saúde

Na próxima entrega da declaração de IRS só vai poder deduzir 10% dos gastos com saúde até ao limite de 838,4 euros. A este limite acresce, no caso das famílias com três ou mais filhos, um valor de 125,77 euros por cada dependente.

Educação

No ano passado, as famílias podiam deduzir os gastos relacionados com a compra de livros e material escolar, entre outras despesas, até a um limite de 760 euros. Este ano o limite baixou para os 670 euros. No caso das famílias com três ou mais dependentes, acresce um valor de 125,77 euros por cada dependente.

Habitação

Também nesta rubrica há alterações a salientar. Os portugueses poderão deduzir apenas 15% dos valores suportados com os juros do crédito à habitação até a um montante máximo de 591 euros. Quem vive numa casa arrendada também poderá deduzir 15% dos encargos com rendas até a um limite de 591 euros.

Pensão de alimentos

De igual forma, os valores que poderão ser apresentados ao fisco com pensões de alimentos será mais reduzido. Este ano, os contribuintes poderão deduzir 20% dos encargos com pensões de alimentos até ao limite de 419,22 euros por mês. Quando no ano passado o limite estipulado era de 1.048 euros por mês.

Benefícios fiscais

Todas as despesas consideradas como benefício fiscal (como é o caso dos PPR e dos donativos) têm um teto máximo de 100 euros. Este limite vai descendo à medida que o escalão de rendimento vai sendo mais elevado. Apenas as famílias com rendimentos inferiores a 7.410 euros estão isentas destes limites.
FONTE: SALDO POSITIVO





2 comentários:

Anónimo disse...

estou a adorar este blogue! super util!
continuem!

Eu Poupo + disse...

Obrigada.
:D

Siga-nos

FOLHETOS

VALES a IMPRIMIR

Seguidores

Arquivo do blogue